A obsessão e a terapêutica espírita

A obsessão e a terapêutica espírita

Nesta palestra, Divaldo Franco inicia o seu trabalho citando a filósofa americana Renée Weber, relembrando a sua afirmação feita entre pensadores, que o homem da atualidade não conseguiu penetrar na estrutura da sua realidade interior, não obstante as conquistas do mundo atômico. Traz ainda o conceito de “unidade pensante” do físico Norte-Americano David Bohm. Apresenta contribuições de Krishnamurti, Dalai Lama e Prigogine sobre as compreensões da integralidade do Espírito.

Citando grandes nomes como Carl Gustav Jung, Divaldo apresenta as bases psicológicas para compreensão do Ser causal, estudada e analisada pela psicologia transpessoal. Orienta-nos sobre o Karma (ação, em sânscrito), desdobrando-se em ação e reação.

Mergulha no universo espírita, apresentando os excelentes tratados de “O Livro dos Médiuns”, fazendo a ponte entre o pensamento das ciências psicológicas e o trabalho dos Espíritos de escol, especialmente no que diz respeito ao capítulo XXIII “Da obsessão”.

Destaca ainda os tipos de obsessão e as suas conexões com a análise psiquiátrica da atualidade, esclarecendo a definitiva ligação entre o processo obsessivo e as enfermidades de natureza psíquica. Além de nos explicar sobre as camadas do ser, na visão Espírita e, por fim, analisando a terapêutica espírita para os processos simples e graves de obsessão exemplificando com a sua própria história e finalizando com relatos da vida da grande médium espírita Yvonne Pereira.

Yvonne Pereira, em Espírito, presente na palestra.

DATA:
25/02/1990

LOCAL:
Centro Espírita Meimei – São Bernardo do Campo – São Paulo

Gêneros / Coleções: Acervo Histórico

1 Review on "A obsessão e a terapêutica espírita"

Palestra que nos dá material suficiente para estudos!

Deixe sua avaliação