Nesta palestra, Divaldo Franco inicia o seu trabalho citando a filósofa americana Renée Weber, relembrando a sua afirmação feita entre pensadores, que o homem da atualidade não conseguiu penetrar na estrutura da sua realidade interior, não obstante as conquistas do mundo atômico. Traz ainda o conceito de “unidade pensante” do físico Norte-Americano David Bohm. Apresenta contribuições de Krishnamurti, Dalai Lama e Prigogine sobre as compreensões da integralidade do Espírito.
Citando grandes nomes como Carl Gustav Jung, Divaldo apresenta as bases psicológicas para compreensão do Ser causal, estudada e analisada pela psicologia transpessoal. Orienta-nos sobre o Karma (ação, em sânscrito), desdobrando-se em ação e reação.
Mergulha no universo espírita, apresentando os excelentes tratados de “O Livro dos Médiuns”, fazendo a ponte entre o pensamento das ciências psicológicas e o trabalho dos Espíritos de escol, especialmente no que diz respeito ao capítulo XXIII “Da obsessão”.
Destaca ainda os tipos de obsessão e as suas conexões com a análise psiquiátrica da atualidade, esclarecendo a definitiva ligação entre o processo obsessivo e as enfermidades de natureza psíquica. Além de nos explicar sobre as camadas do ser, na visão Espírita e, por fim, analisando a terapêutica espírita para os processos simples e graves de obsessão exemplificando com a sua própria história e finalizando com relatos da vida da grande médium espírita Yvonne Pereira.
Yvonne Pereira, em Espírito, presente na palestra.
DATA:
25/02/1990
LOCAL:
Centro Espírita Meimei – São Bernardo do Campo – São Paulo
Você deve estar conectado para adicionar uma revisão.
Palestra que nos dá material suficiente para estudos!
Meu Deus, uma das mais lindas palestras que já ouvi. Quantos ensinamentos, quantas dores e quantas vitórias. Graças a Deus. Obrigada Divaldo.